Você tem inteligência emocional?
Inteligência Emocional - muito se fala nesse termo ultimamente. Existem muitos vídeos, matéria escrita e cursos de coaching desenvolvidos totalmente voltados para esse tema.
As grandes empresas gastam muito recurso a fim de treinar seus colaboradores a desenvolverem a inteligência emocional . Mas, afinal, será que você tem inteligência emocional?
Para sabermos, precisamos primeiro descobrir o que ela significa.
Para sabermos, precisamos primeiro descobrir o que ela significa.
O que significa o termo "inteligência emocional"?
Inteligência Emocional significa, segundo o psicólogo americano e pai da inteligência emocional Dr. Daniel Goleman, a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e emoções e saber lidar com eles, sem perder o controle. Também inclui a capacidade de lidar com os sentimentos dos outros por se colocar no lugar deles. Para saber se somos "inteligentes emocionalmente" precisamos avaliar dois pontos importantes: suas próprias emoções e as de quem convive com você.
Suas emoções e o modo de lidar com elas
Já perdeu, alguma vez, o controle numa discussão com seus pais, colegas de trabalho ou de escola? Não conseguiu lidar com as críticas ou sugestões do seu chefe e acabou pedindo demissão, com orgulho ferido? Já se descontrolou com seu cônjuge ou com outros que se aproximam dele por ciúmes, muitas vezes, infundado?
Esses são apenas alguns exemplos da falta de inteligência emocional. Muitas vezes são reações exageradas diante de motivos pequenos onde a pessoa, por impulso, não consegue lidar com suas emoções.
É claro que todos nós, vez por outra, vamos falhar no que diz respeito a se controlar, especialmente quando passamos por situações mais graves e mais difíceis na vida. Mas se isso acontece com você com frequência e em coisas pequenas, precisa desenvolver a inteligência emocional.
As emoções e sentimentos de outros
Todos nós nos relacionamos com pessoas nos diversos campos da vida. E as pessoas se diferem umas das outras no temperamento, cultura, gostos, grau de maturidade, etc. Como você lida com essas diferenças? Sabe se relacionar bem com os vários tipos de personalidades ou vive em conflito?
Se a resposta for sim a essa última, é necessário fazer mudanças.
Especialmente os gestores ou, os que estão na posição de chefia devem estar atentos à sua relação com outros. Por quê?
Se a resposta for sim a essa última, é necessário fazer mudanças.
Especialmente os gestores ou, os que estão na posição de chefia devem estar atentos à sua relação com outros. Por quê?
Porque aqueles nessas posições que não tem inteligência emocional são, de modo geral, chefes carrascos e que tem o hábito de criticar seus colaboradores na frente de outros. Não são pacientes ao ensinar uma nova função, nem demonstram simpatia. Muitos deles são arrogantes, orgulhosos e querem demonstrar que:
"Aqui eu mando e vocês obedecem.."
"Aqui eu mando e vocês obedecem.."
Já trabalhou com uma pessoa assim? Notou como fica "pesado" aquele ambiente de trabalho? A verdade é que esse método de gestão não funciona mais nos dias atuais.
Em resultado disso, muitos funcionários desistem de continuar e, por vezes, ocorre uma grande rotatividade de pessoal.
Alguns até acham que o Q.I do gestor é muito mais importante, mais relevante para aumentar seus ganhos. É claro que isso também é importante. Mas com o passar do tempo, portanto, ficou provado que ter inteligência emocional é vital para alcançar o sucesso.
Mas e se você é um colaborador, como deve agir? Pense em como é importante saber lidar com seus colegas de trabalho. Alguns acreditam que a prioridade mesmo é sair na frente e ser o melhor numa equipe. Porém se esquecem de fazer a sua parte em colaborar com os demais, com o objetivo de contribuir para o crescimento de todos, levando em conta o coletivo. Quando existe o individualismo, todos saem perdendo! Não é isso que queremos, certo?
Alguns até acham que o Q.I do gestor é muito mais importante, mais relevante para aumentar seus ganhos. É claro que isso também é importante. Mas com o passar do tempo, portanto, ficou provado que ter inteligência emocional é vital para alcançar o sucesso.
Mas e se você é um colaborador, como deve agir? Pense em como é importante saber lidar com seus colegas de trabalho. Alguns acreditam que a prioridade mesmo é sair na frente e ser o melhor numa equipe. Porém se esquecem de fazer a sua parte em colaborar com os demais, com o objetivo de contribuir para o crescimento de todos, levando em conta o coletivo. Quando existe o individualismo, todos saem perdendo! Não é isso que queremos, certo?
Mas, afinal, como desenvolver a inteligência emocional? Vejamos essas 4 dicas.
Busque o autoconhecimento
Se conhecer é essencial. Identifique quais são suas fraquezas e em quais emoções negativas precisam ser trabalhadas. Anote-as num caderno e o que elas provocam em seu comportamento.Exerça o autocontrole
Após identifica-las, aprenda a controlar suas emoções. Isso é como um músculo que só vai melhorando com o treino, então leva tempo. Mas, não desista!
Tenha motivação
Procure imaginar os benefícios de ser uma pessoa inteligente emocionalmente, as boas relações que conseguirá construir com isso. Então, diga mentalmente a si mesmo os motivos para se tornar uma pessoa melhor. Motivos certamente não faltarão!
Tenha empatia
Procure entender os sentimentos dos outros por se colocar no lugar deles, tentando sentir suas emoções naquele momento. Quando aprendemos a demonstrar empatia fica mais fácil aceitar as emoções dos outros também.
Leia mais: Como sua postura pode influenciar seu emocional
Aprendermos a lidar com nossas emoções e com as emoções dos outros leva tempo, requer esforço contínuo e muita força de vontade. Mas quando olhamos em volta e nos resultados que obtemos desse nosso crescimento, das boas relações que concretizamos e dos bons frutos que colhemos, concluímos que qualquer progresso nesse sentido valerá a pena!
Leia mais: Como sua postura pode influenciar seu emocional
Aprendermos a lidar com nossas emoções e com as emoções dos outros leva tempo, requer esforço contínuo e muita força de vontade. Mas quando olhamos em volta e nos resultados que obtemos desse nosso crescimento, das boas relações que concretizamos e dos bons frutos que colhemos, concluímos que qualquer progresso nesse sentido valerá a pena!
Comentários
Postar um comentário