Pular para o conteúdo principal

Livre-se da autossabotagem e conquiste seus objetivos

Autossabotagem: o que é e como se livrar dela

O que é autossabotagem?



Já ouviu o termo autossabotagem? Esse termo pode ser entendido como sabotar, ou seja, enganar a si mesmo. São obstáculos ou empecilhos que nós mesmos criamos e que nos impedem de alcançar nossos objetivos. Mas, por que e de que modo alguém enganaria a si próprio?


Todos nós em algum momento da vida já fizemos isso, ou estamos fazendo atualmente de modo consciente ou inconsciente. Isso porque o nosso cérebro quer nos proteger dos "perigos", por assim dizer, dos desafios que nos cercam e tenta nos acalmar com frases e afirmações mentais que, na realidade, acabam por nos bloquear e impedir de desenvolver. Como já vimos em outro artigo, talvez tenhamos ouvido algo no passado que ficou gravado em nosso inconsciente e nem nos damos conta que isso impede nosso crescimento.
Vejamos alguns exemplos.

Procrastinação 

Lembre-se da autossabotagem

Já se deparou com uma pia cheia de louça para lavar em um dia de chuva e pensou: " Ah, eu lavo depois", só para ficar um pouco mais no sofá, assistindo tv? Ou, precisava lavar o carro ou mesmo terminar uma tarefa importante do trabalho e pensou: "Amanhã eu faço, me sinto tão cansado...?"
Isso se chama procrastinar. A procrastinação, ou seja, ficar adiando as tarefas que devem ser executadas  é uma forma de autossabotagem. Como vimos, nosso cérebro quer nos poupar de gasto de energia, por isso tenta nos fazer procrastinar mesmo com algo aparentemente simples. Já aconteceu com você?

A autossabotagem e sentimentos de inutilidade

Você precisa trabalhar em um novo projeto ou vai fazer uma tarefa simples mas que vai demandar tempo, energia e dedicação. O que você pensa?

"Não sou muito bom nisso...melhor deixar para outro fazer."

"Não vou conseguir!"

"Isso é muito difícil."

Saiba que essas são falas típicas da autossabotagem. Nós mesmos criamos um bloqueio interno e estamos convencidos disso, a fim que outro faça aquela tarefa por nós, especialmente se for algo novo.

Fuga

Ainda existem aqueles que quando se deparam com uma tarefa desafiadora simplesmente fogem, seja uma fuga literal ou se refugiam em um vício. A autossabotagem é muito prejudicial nesse sentido, pois, leva a pessoa a acreditar que encontrar refúgio talvez recorrendo ao álcool ou até nas drogas, lhe trará alívio. Será?

Transferir a responsabilidade

A autossabotagem muitas vezes leva as pessoas a passar sua responsabilidade a outros. Por exemplo, talvez alguém receba uma promoção no trabalho, mas raciocina: "É melhor deixar isso para fulano, ele tem mais capacidade..."
Isso acontece com frequência nas grandes empresas. O autossabotador nao se acha capaz de realizar aquele trabalho e por isso, transfere a responsabilidade. Na sua mente passa pensamentos, como: " Para que vou me estressar, vou deixar isso para outro..."

Isso já aconteceu com você? Conhece alguém assim?

Então, vejamos agora dicas de como se livrar da autossabotagem.

Seja diligente

Ser diligente é o mesmo que ser "esforçado nos seus afazeres, ter zelo e seriedade", define certa publicação. É o contrário do ocioso, ou preguiçoso. A diligência nos fará ter disciplina nos nossos deveres e obrigações, nunca deixando para depois o que pode ser feito na hora. Isso exige muito empenho e esforço, mas os resultados valerão a pena.

Seja diligente e responsável 

Faça quadros mentais positivos

Quando os pensamentos sabotadores invadirem sua mente tentando te desviar de seus objetivos, use sua imaginação e faça quadros mentais positivos com imagens grandes, coloridas e vívidas dos resultados do cumprimento daquela tarefa. Por exemplo, se tiver de estudar para um concurso e está adiando, imagine-se já naquele emprego, executando tarefas agradáveis que você tanto deseja. Segundo a pnl (programação neuro-linguística), nosso cérebro não distingue a realidade da fantasia. Quando já nos vemos na situação de modo positivo, de forma inconsciente tendemos a trabalhar mais em prol de alcançar o objetivo.

Assuma suas responsabilidades

Você é dona de casa, chefe na empresa ou pai de família? Então, assuma seu papel com responsabilidade. Existem papéis que não podem simplesmente ser delegados; são cargas que cada um de nós precisa carregar. Se uma dona de casa, por exemplo, sabe que precisa arrumar as coisas, cozinhar, lavar e não tem ninguém que a ajude, tem que "arregaçar as mangas" e fazer ou todo o serviço ficará acumulado. Um pai que precisa sustentar sua família, sabe que não dá para ficar parado esperando as coisas acontecerem. Para colocar comida na mesa, precisa se movimentar! Portanto, requer esforço contínuo para não deixar que a autossabotagem nos domine.

Inspire-se em bons exemplos e conquiste os seus objetivos

Observe pessoas de sucesso, talvez um amigo ou alguém diligente e responsável. Pergunte-se: quais são suas responsabilidades?

São maiores ou menores que as minhas?

Como  lida com os desafios?

Como posso imita-lo?

Seguir de perto os bons exemplos pode te ajudar a se livrar da autossabotagem.

Pense agora em seus projetos. O que deseja fazer? Quais objetivos quer alcançar? 
Talvez queira aprender uma profissão, um idioma, uma receita. Ou almeja uma promoção na empresa em que trabalha. Outros querem abrir seu próprio negócio. 

Seja qual for sua meta, empenhe-se em alcança-la lutando contra a autossabotagem. Se permita "sair da zona de conforto" para atingir seu alvo. Verá que com bons hábitos e autodisciplina, conseguirá ser bem sucedido!



Para aprender mais, assista ao vídeo:









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais