Você é visual, auditivo ou cinestésico?
"Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais.
Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais canais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.
Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais.
Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos.
Visual
Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, precisam ver a escrita e as ilustrações para uma melhor memorização. Gostam de fazer pequenas anotações. Ao descreverem um local ou um objeto, costumam enfatizar a aparência e dão detalhes, por isso nada passa desapercebido: desde a combinação das cores, bem como o tamanho ou a decoração. Em geral são mais extrovertidos, tem muita energia e são bons líderes.
Auditivo
Cinestésico
Quem é cinestésico dá muito valor às sensações e por isso são em geral mais emotivos e sensíveis. Falam mais baixo e ainda mais pausado do que o auditivo e sua fala é carregada de emoção. Olham normalmente para baixo quando se comunicam. Gostam de se sentir confortáveis e prezam isso tanto num ambiente quanto num objeto. Necessitam de contato social e do toque, por isso gostam muito de estar com pessoas, abraçar e demonstrar carinho. Precisam sentir o cheiro das coisas. Aprendem melhor quando tocam os papéis e sentem sua textura, por isso preferem estudar com o velho e bom caderno ou livro do que num dispositivo eletrônico. Necessitam fazer na prática para aprenderem.
Benefícios de conhecer seu canal de comunicação - no aprendizado
Saber qual é o seu canal de comunicação é importante, especialmente se tratando de aprendizado. Se você está aprendendo uma nova profissão, um idioma ou mesmo estudando para uma prova, se conhecer nesse sentido fará toda a diferença. Poderá utilizar as técnicas que se aplicam melhor no seu caso.
Por exemplo, suponhamos que uma pessoa descobre que é auditiva e está aprendendo um novo idioma. Ela poderá explorar os áudios como os podcasts, músicas e conversas na nova língua e tirará muito mais proveito. Ou se um cinestésico quer se tornar um expert em cozinhar uma receita nova, será melhor acompanhar alguém cozinhando na prática em vez de apenas ouvir a receita. Alguém que é visual aprenderá um trajeto novo olhando os mapas e imagens daquele local antes de ir, do que simplesmente escutar alguém explicar o caminho.
Leia também: Como se comunicar de forma carismática
Na comunicação no trabalho
Se você é uma pessoa que lida com o público, seja na área de vendas ou mesmo num cargo de liderança terá melhores resultados se logo de início tentar identificar o canal de comunicação do seu interlocutor. Se perceber que ele é mais visual, por exemplo e você está vendendo um carro, poderá destacar os detalhes visuais do carro: sua cor, seu design e sua beleza usando termos, como: "Olha o tamanho, desse carro... Veja os detalhes do seu design..." e assim por diante.
Se um líder na empresa desenvolver a habilidade de identificação do canal de comunicação dos seus colaboradores e subordinados, quando for necessário lidar com um problema conseguirá usar as palavras certas. Exemplo: se ele esta ajudando alguém que é cinestésico a resolver problemas de relacionamento no trabalho, poderá usar palavras, como:
"Como você se sente em relação a isso?"
Ou, "compreendo como está se sentindo..."
Parece algo irrelevante mas já foi comprovado que o uso correto das expressões ao lidar com os diferentes canais de comunicação, fazem toda a diferença!
É claro que todos nós podemos desenvolver os três canais principais para se comunicar melhor. Mas, quando mostramos empatia na comunicação nos tornamos mais hábeis em resolver qualquer problema que surja. Além disso, aprenderemos coisas novas de um modo mais suave e eficaz.
Portanto, lembre-se: comunicar-se bem é uma verdadeira arte!
Para saber como melhorar o seu modo de comunicar, assista:
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