Pular para o conteúdo principal

Como se livrar dos pensamentos negativos

Pessoa negativa: será que você é?


Será que sou negativo


Muitos de nós temos uma luta diária contra a algo terrível que tenta a todo custo nos dominar: nossos inúmeros tipos de pensamentos. Já vimos em outro artigo que, quer queira quer não, a todo minuto nosso cérebro fica criando" historinhas" para nos proteger. E apenas por pensar demais nelas, podemos nos prejudicar de muitas maneiras.

Agora, imagine se essas historinhas forem todo o tempo negativas e catastróficas. Já pensou no estrago que isso pode causar?

Pense também naquela pessoa resmungadora que reclama de tudo e de todos, onde tudo dá errado. Chato, não é? Mas, será que eu sou assim?

Por exemplo, imagine que está prestes a fazer uma viagem longa de carro. Você sabe de todos os preparativos que deve fazer como cuidar das bagagens e checar o carro. Claro que devemos planejar as tarefas. Mas, quando está fazendo suas malas, que história se passa em sua mente? Veja alguns exemplos:

  • "Essa viagem não vai dar certo!"
  • "Esse carro pode quebrar!"
  • "Ai, meu Deus, pode acontecer um acidente!"
  •  "Vai ser cansativo!"

Já se pegou falando ou mesmo pensando em algumas dessas afirmações?
Se já, você não é único. Todos nós tendemos sempre a pensar negativo. As vezes os pensamentos negativos aparecem com coisas bem pequenas. Quer ver só?

Suponhamos que você tenha dois grandes amigos: um muito positivo e otimista e o outro, nem tanto. E você mora em um apartamento bem pequeno e tem a oportunidade de mudar-se para uma casa bem maior, que tenha um enorme quintal com muitas árvores frutíferas e com uma piscina. O positivo talvez diria:

"Puxa, que coisa boa! Você vai poder criar seu seus filhos com muito mais espaço. Pode até arrumar um cachorro! Quantas frutas deliciosas você vai colher daqui..."

Mas, e o amigo negativo o que diria?

"Meu Deus, que casa grande! Isso dará muito trabalho! E essas árvores, vai sujar todo seu quintal...você vai se cansar varrendo isso! E seus filhos podem até ser picados por uma cobra com tanto mato!"

Notou a diferença? O que os dois disseram é verdade. É claro que uma casa grande dará muito mais trabalho e tem que se pensar em tudo, analisar prós e contras. Mas a diferença é que quem é negativo só se concentra na parte ruim da situação e não consegue ver o lado bom de nada. Por que isso é ruim? E se eu descobrir que sou uma pessoa negativa, como melhorar?
Veja esses 4 pontos a seguir:

Mude o seu foco para não ser negativo

Procure perceber onde você põe o seu foco. Assim como num teatro onde a luz fica focalizada somente numa parte do palco, coloque seu foco nas vantagens de determinada situação. É claro que apenas pensar positivo sem considerar as coisas de modo realista não seria sábio. Mas precisamos deixar que o lado bom de tudo sempre prevaleça.

Evite amizades negativas

Sim, nosso círculo de amigos nos influenciam e muito! E pessoas que só pensam negativo e não estão dispostas a melhorar, são consideradas pessoas tóxicas, nos colocam para baixo e nunca evoluem ou crescem como ser humano. Portanto, cuidado!

Aprenda a ser grato

A pessoa grata vê contentamento e alegria até nas coisas pequenas da vida e isso contribui para se livrar dos pensamentos negativos. Todos os dias, anote pelo menos 3 motivos que você tem para agradecer e vai perceber que são muitos os motivos para sermos gratos e consequentemente, mais positivos.

Evite os resmungos 

Uma pessoa negativa, em geral é resmungadora. É aquele que se está frio reclama, se está calor reclama mais ainda. Toda vez que você pergunta como ela está, sempre diz: "mais ou menos..." ou algo do tipo: "levando a vida...".
São normalmente pessoas difíceis de agradar e de conviver, sempre estão criticando as pessoas e suas motivações. Não queremos ser assim, certo? Portanto, se notarmos que falhamos nisso, nunca é tarde para melhorar.

Como ser mais positivo

Ver o lado bom da vida nos dará mais contentamento e certamente seremos pessoas melhores, livres de pensamentos negativos e mais felizes! Por isso, cuide de sua mente e de suas emoções.


Se você gostou desse artigo e ele foi útil para você, compartilhe com seus amigos!



   



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Faça essas 5 coisas e tenha paz interior

Você está em paz ou em conflito interior? Paz - essa é sem dúvida a palavra que as pessoas no mundo inteiro têm pedido e repetido com muita constância. E embora seja uma palavra tão pequena, tem um significado muito grande.  Sabemos bem que a paz no mundo parece cada vez mais distante de ser conseguida pois isso depende de muitos fatores. Os conflitos que hoje existem são resultado de múltiplas ações por parte de muitos que acabam afetando todas as pessoas como um todo. Mas será que cada um de nós como indivíduos podemos alcançar nossa paz interior?  A resposta é sim. Temos sempre que olhar para dentro de nós mesmos e de modo honesto tentar identificar o que está, por assim dizer, tirando a nossa paz. E após isso temos de estar dispostos a fazer mudanças, se necessário. Então, como está o seu interior: está em paz ou em conflito ? Se estiver em conflito, não desanime! Faça essas 5 coisas e verá como recuperar sua paz. Vamos ver? Vigie seus pensamentos

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr