Pular para o conteúdo principal

Faça essas 5 coisas e tenha paz interior


Uma pessoa andando em paz

Você está em paz ou em conflito interior?

Paz - essa é sem dúvida a palavra que as pessoas no mundo inteiro têm pedido e repetido com muita constância. E embora seja uma palavra tão pequena, tem um significado muito grande. 

Sabemos bem que a paz no mundo parece cada vez mais distante de ser conseguida pois isso depende de muitos fatores. Os conflitos que hoje existem são resultado de múltiplas ações por parte de muitos que acabam afetando todas as pessoas como um todo. Mas será que cada um de nós como indivíduos podemos alcançar nossa paz interior? 

A resposta é sim. Temos sempre que olhar para dentro de nós mesmos e de modo honesto tentar identificar o que está, por assim dizer, tirando a nossa paz. E após isso temos de estar dispostos a fazer mudanças, se necessário.

Então, como está o seu interior: está em paz ou em conflito? Se estiver em conflito, não desanime! Faça essas 5 coisas e verá como recuperar sua paz. Vamos ver?

Vigie seus pensamentos

Você está em paz ou em conflito interior

O pensamento nada mais é que uma visualização de algo que já aconteceu, está acontecendo no momento ou sequer ocorreu. Pode ser algo imaginário, ou seja, talvez jamais ocorra. Como já dito em outro artigo, nosso cérebro não diferencia a fantasia da realidade. Então quando visualizamos algo na mente, estamos sem perceber, vivenciando o acontecimento que nem sempre é benéfico. Muitas vezes são pensamentos catastróficos, acontecimentos negativos ou lembranças ruins de algo que já aconteceu há muito tempo. Tudo isso pode tirar nossa paz interior e mudar nosso comportamento diante de uma situação, talvez "fazendo uma tempestade num copo d'água." Criamos histórias em nossa cabeça que ficam ruminando, mudando nosso humor e nos privando da alegria. 
Portanto, observe as histórias que sua mente está criando, em que você está gastando sua energia. E quando perceber que são pensamentos ruins, faça o máximo para mudá -los.

Aceite a realidade de situações que não podem mudar

Existem situações na vida que simplesmente não podem ser mudadas. Isso talvez inclua a morte de alguém querido, uma enfermidade grave ou algo que vivenciamos no passado e que nos afetou profundamente. Ou se agora não estamos mais tão jovens, talvez soframos por escolhas que fizemos lá atrás que ainda nos afeta e está tirando nossa paz interior. Se esse é o seu caso, lembre-se: não podemos voltar no tempo nem mudar o que passou. Aceite a realidade e tenha mais paz.

Não sofra por decisões de outros

E se o seu conflito interior é por decisões que outros tomaram na vida? Talvez um filho seguiu um caminho que você não estava de acordo ou escolheu um cônjuge que no seu ponto de vista não foi o melhor. Ou quem sabe seu próprio cônjuge decidiu tomar outro rumo na vida. Tudo isso pode ser muito desafiador. Porém, todos temos o direito de seguir o próprio caminho, afinal, as pessoas têm liberdade de escolha. 
Portanto, cada um colherá os frutos da sua própria tomada de decisões e se estas não forem as melhores, não podemos perder a nossa paz interior por algo que não temos o direito de mudar.

Não tome decisões precipitadamente

Antes de tomar qualquer decisão na vida em especial aquelas que afetarão outros, medite bem antes de decidir. Existem passos importantes que todos nós em algum momento na vida teremos de dar, sejam eles pessoais ou profissionais. Se depois de analisar profundamente todas as possibilidades de uma decisão e se após isso as coisas não saírem como gostaríamos, não deixe que isso tire sua paz interior. Lembre-se que somos humanos e vamos cometer erros. Então, não se culpe; faça dos erros um aprendizado a fim de não repeti-los.

Seja organizado

"A pessoa organizada por fora também é organizada por dentro", disse certo terapeuta. E isso é verdade. Já viu como é a vida de uma pessoa desorganizada? Ela está sempre atrasada, nunca entrega o trabalho no prazo, seu quarto está sempre desarrumado, não sabe onde estão os papéis com anotações pessoais, dentre outras coisas. Portanto, comece com pequenas mudanças no seu dia a dia, como por exemplo, arrumando sua cama ao acordar ou dando aquela geral na bolsa ou nas gavetas e verá que será mais fácil organizar "por dentro". Ter paz interior é ter mais alegria na vida.

Lembre-se disso: "A mesma água que endurece o ovo, amolece a cenoura."

O que conta não é o que está do lado de fora, mas o que temos por dentro!

Por isso, busque sua paz interior. Abra sua mente para um novo comportamento que pode no início parecer difícil de ser mudado, mas que valerá a pena o esforço. Até mesmo nossa saúde física depende em grande parte, da ausência de conflitos internos.

Portanto, não desista de conseguir encontrar a sua paz interior!

Paz ou conflito


Quer saber mais sobre como encontrar a paz interior? Não deixe de ver o vídeo da Psicóloga Dra. Kelliny Dorio, abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr