Pular para o conteúdo principal

5 passos para parar de sofrer com seu passado

                          

Você sofre com o seu passado?       


Seu passado te condena



Quando você lembra da sua infância, o que você sente? Saudade? Tristeza? Vontade de voltar a ser criança, ou se lembra com muita revolta? 

Profissionais na área  da psicologia afirmam que, com base em estudos científicos, nosso inconsciente é afetado pelos estímulos externos especialmente até os sete anos de idade. Muitos eventos ocorridos nessa fase da vida que tiveram um profundo impacto emocional, (como por exemplo uma separação, um abuso sexual, presenciar um crime,dentre outras coisas)  ficam de modo "escondido" e bem armazenado em nosso inconsciente por anos, ou seja, não temos a consciência de que essas lembranças estão lá.

 Em resultado disso, podemos chegar na vida adulta tanto com habilidades e talentos, como com fobias, traumas e até transtornos sem mesmo dar-nos conta de que aquelas lembranças estão dentro de nós, causando tantos e tantos problemas emocionais. Muitas vezes somos rotulados e rotulamos outros de "estranho", "esquisito" entre outras coisas, mas na realidade,  faz parte do nosso passado e causa muito sofrimento. Mas a boa notícia é: tudo isso pode ser mudado. Sim! Podemos "reprogramar" nossos pensamentos e mudar nosso modo de encarar a vida atual sem sofrimento.

 Mas, como parar de sofrer com lembranças ruins do passado? Vejamos esses 5 passos importantes:

Aceite a realidade

Isso mesmo. Lembre-se que o tempo já passou e nunca mais voltará. O que aconteceu com você, tanto bom quanto ruim ficou para trás. Quando  aceitamos a realidade não ficamos mais sofrendo com o passado.

Esqueça a palavra SE....

O "se" são apenas duas letras mas que causam um estrago muito grande. Como assim? Resista à tentação de repetir a si e aos outros: " Ah, se eu tivesse...se minha mãe tivesse..."
Não podemos mudar decisões que já foram tomadas há muito tempo, seja por outros ou por nós mesmos. Isso só lhe fará sofrer. Resumindo, esse se simplesmente, não existe.

 Não se culpe

"Ah, como eu gostaria de voltar no tempo...porque eu tomei essa decisão? Etc,etc,etc...." É, gostaria, mas não pode! Não se culpe pelo que já fez ou deixou de fazer. Lembre-se que, naquela ocasião, você não tinha nem a maturidade nem a habilidade para tomar as  melhores decisões na vida, portanto, conforme-se! Resmungar e se culpar não o fará crescer como pessoa, ao contrário, só lhe trará mais sofrimento.

Não culpe outros

Ah, isso sim é de longe o mais difícil a ser feito. Mas, se quiser parar de sofrer por causa do seu passado e se livrar de vez do que está te deixando deprimido, não culpe a ninguém pelo que você é hoje. Isso não é prático nem sábio, pois todos nós temos agora a chance de mudar nossa vida para melhor ou pior. Lembre-se: os outros podem fazer muitas coisas com a gente, mas somos nós é quem decidimos como vamos reagir.

Perdoe

Sim, perdoe de coração a você e a outros pelo seu passado. Segundo a psicóloga,  Dra. Kelliny Dorio do Canal Com Você Psicologia, perdoar não significa esquecer ou até mesmo concordar com o outro nos disse ou fez. Mas perdoar significa se libertar daquela lembrança ruim do passado para que você viva melhor seu presente e consequentemente, seu futuro. Por isso, não  sofra mais por causa do seu passado, seja feliz e faça outros felizes!

Perdoar para parar de sofrer









Assista ao vídeo do Canal Com Você Psicologia sobre o poder do perdão.


       https://youtu.be/DASsQ-tzFic

Este artigo foi útil pra você?

Então compartilhe com seus amigos!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre-se da autossabotagem e conquiste seus objetivos

Autossabotagem: o que é e como se livrar dela Já ouviu o termo autossabotagem? Esse termo pode ser entendido como sabotar, ou seja, enganar a si mesmo. São obstáculos ou empecilhos que nós mesmos criamos e que nos impedem de alcançar nossos objetivos . Mas, por que e de que modo alguém enganaria a si próprio? Todos nós em algum momento da vida já fizemos isso, ou estamos fazendo atualmente de modo consciente ou inconsciente. Isso porque o nosso cérebro quer nos proteger dos "perigos", por assim dizer, dos desafios que nos cercam e tenta nos acalmar com frases e afirmações mentais que, na realidade, acabam por nos bloquear e impedir de desenvolver. Como já vimos em outro artigo, talvez tenhamos ouvido algo no passado que ficou gravado em nosso inconsciente e nem nos damos conta que isso impede nosso crescimento. Vejamos alguns exemplos. Procrastinação  Já se deparou com uma pia cheia de louça para lavar em um dia de chuva e pensou: " Ah, eu

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais