Mas a verdade é que nossa alimentação tem uma ligação direta com nossa saúde como um todo, incluindo a emocional. E essa por sua vez, tem uma ligação com a saúde física.
E hoje já ficou cada vez mais provado que esses sete alimentos podem fazer um estrago enorme em nós, pouco a pouco, sem nem mesmo nos darmos conta disso. É uma intoxicação que acontece dia após dia, ano após ano e de forma lenta.
Que alimentos são estes e como nos prejudicam? Acompanhe comigo agora:
Açúcar
Óleo vegetal
Errado! Todos estes óleos são as piores opções para cozinhar. Eles são chamados de anti-nutrientes, pois, não só são pobres em valor nutricional como também atrapalham a absorção de outros nutrientes. Então, com o quê vamos cozinhar?
A receita da vovó é uma boa opção: a banha de porco. Sim, por muitos anos ela foi vilã na hora de preparar os alimentos. Mas hoje é tida como uma saída para se livrar dos óleos vegetais. Ela é rica em vitaminas do complexo B e é muito saborosa.
Mas, o melhor de todos eles é o óleo de coco. Apesar de ser um óleo vegetal, não oxida em altas temperaturas e é super saudável.
Refrigerante
Suco natural
O fígado é um órgão importantíssimo na filtragem das impurezas do corpo e se ele estiver afetado, afeta também nossa mente e por consequência, nossa saúde emocional.
Vai tomar suco de frutas? Evite as muito doces e invista na boa e velha limonada, que tem baixíssimo teor de frutose.
Frutas
Então, o ideal seria comer apenas de 3 a 5 porções de frutas por dia, de preferência no café da manhã, quando são bem absorvidas.
Leite e derivados
É realmente difícil resistir a eles. Mas, acredite: aquela ansiedade ou angústia que muitos sentem talvez por anos, podem ter ligação direta com estes alimentos. Isso acontece porque o leite e seus derivados são alimentos muito inflamatórios para nossas células. E células inflamadas, cérebro e mente também ficam.
Por anos, especialistas tem descoberto todos os males que estes alimentos causam. Além de ter ligação direta com alergias respiratórias e da pele, estes alimentos causam uma "perfuração", por assim dizer, no nosso intestino que é o nosso segundo cérebro. Aliás, você sabia que a serotonina, que é o hormônio do bem-estar, é produzida no intestino? Sim e se ele está lesionado, não tem serotonina. Se não tem serotonina não se dorme bem, pois ela se transforma em melatonina à noite, que é o hormônio do sono.
Viu, só como tudo acaba afetando nosso emocional? Portanto, se você quer ter uma mente livre desses males, se livre de vez desses alimentos.
Glúten
Essa substância é uma proteína que está presente na farinha branca (de trigo) que é a base da preparação de quase todas as receitas. Acontece que o glúten presente na farinha que usamos hoje em dia está modificado, ou seja, foi alterado para que a farinha tivesse um rendimento maior.
Em resultado disso, ele não é bem digerido pelo nosso intestino, causando aquelas perfurações citadas acima cujo nome correto é disbiose. E a disbiose pode ser a causa de muitos casos de depressão e ansiedade, bem como fibromialgia e várias doenças autoimunes como lúpus e psoríase.
Ele está presente também no centeio e na cevada. Então, cuidado com aquela cervejinha gelada que de inocente não tem nada.
Sua saúde emocional está em suas mãos
Se você está sofrendo com algum destes males, saiba que a solução está em suas mãos. Você é quem escolhe o que vai introduzir na sua boca e por sua vez, no seu corpo!
Na maioria das vezes, a melhora talvez não esteja nos anti-inflamatórios ou até nos antidepressivos que você toma. Perceba que a humanidade está adoecendo com todos esses males e cada vez mais remédios são introduzidos no mercado todos os anos e ainda assim não vemos uma melhora significativa. Ao contrário; cada vez mais casos de doenças emocionais e mentais são registrados.
Para saber se este é o seu caso, faça um teste simples: retire, elimine todos os alimentos citados acima por pelo menos 21 dias. Por quê?
Porque este é o tempo que nosso cérebro usa para formar um hábito. Com estes 21 dias de eliminação destes considerados venenos, note as mudanças que acontecerão em seu corpo e automaticamente, em sua mente. No início pode parecer difícil, mas vai valer a pena. Só depende de você!
Mas, talvez se pergunte: se eu tirar tudo isso, o que sobra? O que vou comer?
No próximo post, falaremos sobre este tema: "Coma esses alimentos e melhore sua saúde emocional".
Não perca!!
Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo de quem é uma autoridade no assunto da alimentação.
Comentários
Postar um comentário