Você pensa demais?
Quem de nós, alguma vez na vida, já não se pegou fazendo quadros mentais daquela viagem de férias, de uma apresentação no trabalho ou mesmo do exame de direção da auto-escola? Qual foi a sensação depois do seu pensamento? Ficou com aquele frio na barriga, boca seca e coração acelerado? Calma! Você está com sintomas da ansiedade. Mas, por que isso ocorre?
Simples! Garanto que os quadros mentais são geralmente repetitivos e catastróficos, certo? Sim, nosso cérebro não distingue realidade da fantasia e, para ele, o que pensamos está acontecendo de verdade. Para nos proteger da "catástrofe" ele libera alguns hormônios de alerta, como o cortisol. Após isso, os sintomas descritos acima surgem. Mas, como não pensar demais? Vejamos como parar de fazer isso agora.
Não deixe seu pensamento vaguear
Em primeiro lugar, a dica é: não pense. Isso mesmo, não fique pensando no que te deixa ansioso. "Fácil falar", talvez diria. Mas a verdade é que, quanto mais visualização repassada no cérebro, mais real aquilo se torna. E todos nóspodemos evitar isso. Por exemplo, nós não podemos evitar que um pássaro pouse em nossa cabeça. Mas e quanto a ele construir um ninho, conseguiria?
A resposta é obvia, não acha?
Uma jovem senhora disse certa vez:" Cada vez que vou a um evento social ou preciso dirigir, fico ansiosa. Passo a fazer quadros mentais negativos, como: caindo no meio das pessoas e elas rindo de mim...batendo o carro, errando o trajeto e coisas assim. Não conseguia dormir e me sentia mal. Minha mente ficava a mil por hora!"
Já passou por situações parecidas? O que fazer nesse caso?
Ela continua: "O segredo está em não pensar. Passei a me concentrar no que estava fazendo no momento e deixei tudo acontecer naturalmente. Toda vez que me pegava pensando na situação que dava ansiedade, desviava o pensamento e respirava mais profundamente. Em pouco tempo isso virou um hábito e já conseguia controlar minha ansiedade sem entrar em pânico e sem remédios."
Mas o que fazer se o pensamento ansioso fica indo e voltando sem parar?
Não brigue com seu pensamento
Outra dica de ouro que é: não rejeite o pensamento brigando com ele. Evite dizer a si mesmo "Não quero pensar nisso..ou não vou pensar naquilo..." O psiquiatra Dr. Marco Antônio Abud do Canal Saúde da Mente diz que "quando aceitamos que estamos ansiosos sem brigar com nosso cérebro, ficamos mais tranquilos." Quando a ansiedade aparecer, converse consigo mesmo, calmamente, dizendo: " Calma, eu sei que estou ansioso, mas isso vai passar, tudo vai ficar bem...isso não é real."Isso soa meio estranho, é verdade, mas especialistas em saúde mental garantem que esse método funciona muito bem. Por que não tentar?
A verdade é que todos nós, uma hora ou outra, vamos nos sentir ansiosos. Mas se em vez de ficarmos deixando nossa cabeça criar historinhas que ainda não aconteceram, vamos viver o dia seguinte e esquecer de viver o aqui e agora. E para que viver assim? Talvez o amanhã, nem chegue. Viva o hoje, um dia por vez.
Portanto, pare de pensar demais. Sua saúde mental só depende de você!
É claro que não só os excessos de pensamentos causam ansiedade, existem motivos importantes a se levar em conta. Veja no Canal Saúde da Mente algumas outras causas da ansiedade e como melhorar.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO
https://youtu.be/tn0zqVKo0CM
Comentários
Postar um comentário