Pular para o conteúdo principal

Você pensa demais? Então, pare com isso agora!

 Pessoa nervosa de tanto pensar demais

Você pensa demais?

Quem de nós, alguma vez na vida, já não se pegou fazendo quadros mentais daquela viagem de férias, de uma apresentação  no trabalho ou mesmo do exame de direção da auto-escola? Qual foi a sensação depois do seu pensamento? Ficou com aquele frio na barriga, boca seca e coração acelerado? Calma! Você está com sintomas da ansiedade. Mas, por que isso ocorre?

Simples! Garanto que os quadros mentais são geralmente repetitivos e catastróficos, certo? Sim, nosso cérebro não distingue realidade da fantasia e, para ele, o que pensamos está acontecendo de verdade. Para nos proteger da "catástrofe" ele libera alguns hormônios de alerta, como o cortisol. Após isso, os sintomas descritos acima surgem. Mas, como não pensar demais? Vejamos como parar de fazer isso agora.


Não deixe seu pensamento vaguear

Em primeiro lugar, a dica é: não pense. Isso mesmo, não fique pensando no que te deixa ansioso. "Fácil falar", talvez diria. Mas a verdade é que, quanto mais  visualização repassada no cérebro, mais real aquilo se torna. E todos nós
podemos evitar isso. Por exemplo, nós não podemos evitar que um pássaro pouse em nossa cabeça. Mas e quanto a ele construir um ninho, conseguiria?
 A resposta é obvia, não acha?

Uma jovem senhora disse certa vez:" Cada vez que vou a um evento social ou preciso dirigir, fico ansiosa. Passo a fazer quadros mentais negativos, como: caindo no meio das pessoas e elas rindo de mim...batendo o carro, errando o trajeto e coisas assim. Não conseguia dormir e me sentia mal. Minha mente ficava a mil por hora!"

Já passou por situações parecidas? O que fazer nesse caso?

Ela continua: "O segredo está em não pensar. Passei a me concentrar no que estava fazendo no momento e deixei tudo acontecer naturalmente. Toda vez que me pegava pensando na situação que dava ansiedade, desviava o pensamento e respirava mais profundamente. Em pouco tempo isso virou um hábito e já conseguia controlar minha ansiedade sem entrar em pânico e sem remédios."

Mas o que fazer se o pensamento ansioso fica indo e voltando sem parar?

Não brigue com seu pensamento

Outra dica de ouro que é: não rejeite o pensamento brigando com ele. Evite dizer a si mesmo "Não quero pensar nisso..ou não vou pensar naquilo..." O psiquiatra Dr. Marco Antônio Abud do Canal Saúde da Mente diz que "quando aceitamos que estamos ansiosos sem brigar com nosso cérebro, ficamos mais tranquilos." Quando a ansiedade aparecer, converse consigo mesmo, calmamente, dizendo: " Calma, eu sei que estou ansioso, mas isso vai passar, tudo vai ficar bem...isso não é real."

Isso soa meio estranho, é verdade, mas especialistas em saúde mental garantem que esse método funciona muito bem. Por que não tentar?

A verdade é que todos nós, uma hora ou outra, vamos nos sentir ansiosos. Mas se em vez de ficarmos deixando nossa cabeça criar historinhas que ainda não aconteceram, vamos viver o dia seguinte e esquecer de viver o aqui e agora. E para que viver assim? Talvez o amanhã, nem chegue. Viva o hoje, um dia por vez.

Portanto, pare de pensar demais. Sua saúde mental só depende de você!

Pessoa feliz livre de pensar demais,



É claro que não só os excessos de pensamentos causam ansiedade, existem motivos importantes a se levar em conta. Veja no Canal Saúde da Mente algumas outras causas da ansiedade e como melhorar.

                  

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO


                                                                   https://youtu.be/tn0zqVKo0CM







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça essas 5 coisas e tenha paz interior

Você está em paz ou em conflito interior? Paz - essa é sem dúvida a palavra que as pessoas no mundo inteiro têm pedido e repetido com muita constância. E embora seja uma palavra tão pequena, tem um significado muito grande.  Sabemos bem que a paz no mundo parece cada vez mais distante de ser conseguida pois isso depende de muitos fatores. Os conflitos que hoje existem são resultado de múltiplas ações por parte de muitos que acabam afetando todas as pessoas como um todo. Mas será que cada um de nós como indivíduos podemos alcançar nossa paz interior?  A resposta é sim. Temos sempre que olhar para dentro de nós mesmos e de modo honesto tentar identificar o que está, por assim dizer, tirando a nossa paz. E após isso temos de estar dispostos a fazer mudanças, se necessário. Então, como está o seu interior: está em paz ou em conflito ? Se estiver em conflito, não desanime! Faça essas 5 coisas e verá como recuperar sua paz. Vamos ver? Vigie seus pensamentos

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr