Pular para o conteúdo principal

Veja qual a maneira certa de tomar sol

 Você tem medo de tomar sol?

Vitamina D


"Lá vem o sol..." já dizia a letra de uma música conhecida. E aqui em nosso país, especialmente na região nordeste, o sol reina quase que o ano inteiro. Mas você, assim como boa parte da população, tem medo de tomar sol? É claro que tomar sol em excesso pode dar câncer de pele, dentre outras coisas. Mas por outro lado, a falta dele tem desencadeado inúmeros males, como problemas emocionais e até depressão.
Mas, que relação tem o sol com tudo isso?

Sempre temos ouvido falar sobre a vitamina D. E embora ela seja encontrada em alimentos de origem animal como peixes e carnes, é o sol a maior fonte dessa vitamina que na realidade é um hormônio muito importante para nosso desenvolvimento físico e mental. E mesmo vivendo em um país tropical, está comprovado que boa parte da população brasileira não tem vitamina D de modo suficiente.  Mas, qual a importância da vitamina D para o corpo e a mente? Vejamos:

1 - Fortalece os ossos. 

Segundo o bem conhecido médico cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro, a vitamina D ajuda na formação e fortalecimento dos ossos. Isso ocorre porque, sem ela, o cálcio não faz sua função corretamente. Ela também ajuda a evitar o raquitismo e a fraqueza óssea.

2 - Ajuda a combater a depressão 

Pessoas deprimidas tendem a se manter em lugares fechados e escuros. A exposição correta ao sol e, consequentemente, o aumento da vitamina D no organismo contribui para uma melhora significativa em quadros depressivos. 

3 - Melhora da fibromialgia

Já é comprovado que quem sofre com a fibromialgia apresenta quadros de depressão e ansiedade. A fibromialgia é na verdade uma síndrome que provoca dores por todo o corpo e possui origem desconhecida. Contudo, está relacionada com problemas emocionais. Em geral, pessoas com fibromialgia costumam dormir pouco e tem grande deficiência de vitamina D. Muitos conseguem algum alívio das dores tomando anti-inflamatórios e analgésicos por anos, mas não tomam sol, tem deficiência de vitamina D e por isso estão sempre se queixando de dores generalizadas. 

Lembre-se: se você sofre com esse mal, de nada adiantará se remediar a vida inteira esperando uma melhora se estiver com falta de nutrientes.

4 - Combate a insônia 

Nada pior do que uma noite mal dormida, não é verdade? E em busca de uma boa noite de sono, muitos recorrem aos remédios para dormir. Mas o que os médicos não dizem é que esses remédios impedem a pessoa de alcançar o estágio do sono R.E.M ( Rapid Eyes Moviment), que é o sono reparador. E apesar de conseguir dormir a noite inteira, os que tomam calmantes com frequência acordam cansados e sem energia. A vitamina D ajuda na qualidade do sono e pessoas que antes tinham insônia perceberam melhora após começarem a tomar sol.

Mas, qual a forma correta de tomar sol para garantir a vitamina D?

Segundo o Dr.Lair Ribeiro já citado, a forma correta de se tomar o sol é de  20 a 30 minutos por dia, no horário entre 10 da manhã às 14:00 horas, mais precisamente ao meio-dia. Mas, como? Esse não é o pior horário para se tomar sol?

Soa estranho essa orientação porque é diferente de tudo que estamos acostumados a ouvir por aí. É claro que ninguém deve "torrar" no sol, por assim dizer.

Acontece que é nesse horário que ocorrem os raios UVB, os quais são os necessários para sintetizar a vitamina D. Durante todo o dia há grande incidência de raios UVA que são responsáveis pelo bronzeamento e envelhecimento da pele, somente. Então, uma boa dica dada pelo Dr. Lair é almoçar e tirar uns 20 minutos para tomar o sol SEM protetor solar expondo a maior parte do corpo que for possível, protegendo o rosto e o pescoço. Após este tempo, tomar banho com sabonete apenas 3 horas depois, caso contrário a vitamina D poderá ser retirada da pele. Interessante, não?

Então, se você tem medo do sol, deverá reconsiderar isso. Tomar sol de modo consciente, no tempo necessário e de modo regular, ajudará não só seu corpo, mas contribuirá para uma mente mais saudável e se combinado com outros métodos, livre até de depressão e ansiedade.

Portanto, liberte-se, abra as janelas do seu quarto e deixe o sol entrar!
Você tem o suficiente?


Quer saber mais? Não deixe de ver o vídeo abaixo sobre como tomar sol, com o Dr. Lair Ribeiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça essas 5 coisas e tenha paz interior

Você está em paz ou em conflito interior? Paz - essa é sem dúvida a palavra que as pessoas no mundo inteiro têm pedido e repetido com muita constância. E embora seja uma palavra tão pequena, tem um significado muito grande.  Sabemos bem que a paz no mundo parece cada vez mais distante de ser conseguida pois isso depende de muitos fatores. Os conflitos que hoje existem são resultado de múltiplas ações por parte de muitos que acabam afetando todas as pessoas como um todo. Mas será que cada um de nós como indivíduos podemos alcançar nossa paz interior?  A resposta é sim. Temos sempre que olhar para dentro de nós mesmos e de modo honesto tentar identificar o que está, por assim dizer, tirando a nossa paz. E após isso temos de estar dispostos a fazer mudanças, se necessário. Então, como está o seu interior: está em paz ou em conflito ? Se estiver em conflito, não desanime! Faça essas 5 coisas e verá como recuperar sua paz. Vamos ver? Vigie seus pensamentos

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr