Pular para o conteúdo principal

Saiba agora como se comunicar de forma carismática

Carisma - a habilidade de encantar pessoas

carisma a arte de encantar pessoas

Imagine a cena: você chega em um ambiente totalmente novo onde não conhece ninguém. Olha em sua volta observando rostos nada familiares. O que você faz? Consegue se comunicar tranquilamente com qualquer um dos presentes, ou não sabe por onde começar?

Alguns diriam que somente as pessoas extrovertidas é que têm o "dom de puxar conversa", mas isso não é verdade. Na realidade, os que se saem bem numa situação assim tem algo em comum: carisma. 

Pessoas carismáticas tem a habilidade de encantar os que estão à sua volta de modo natural mesmo em um ambiente não familiar. Conseguem conquistar a atenção e confiança em poucos minutos e esbanjam simpatia. 

É alguém que faz a diferença quando chega e atrai as atenções, porém de modo despretensioso, livre de arrogância. Conhece alguém assim? Ter esse tipo de comunicação faz toda a diferença. 

Como desenvolver e demonstrar carisma

Sorria


Carisma: a habilidade de encantar pessoas

Isso mesmo: um sorriso sincero no rosto faz toda a diferença. Segundo Vitor Santos que é especialista em linguagem corporal e micro expressões faciais do canal Metaforando,  "sorriso sincero é aquele que forma os famosos pés de galinha ao lado dos olhos e passa sinceridade e verdade". Já viu aquela pessoa que, por natureza, tem a famosa " cara fechada"?  É possível mudar isso passando a prestar atenção ao próprio semblante todos os dias, sempre observando as expressões das sobrancelhas e dos olhos.

O nosso semblante é a primeira coisa que um desconhecido observa em nós, portanto se queremos nos comunicar de forma carismática e encantar pessoas, precisamos dar devida atenção a ele.

Escute mais e fale menos 

Como ter mais carisma

 Já esteve na companhia de alguém que só fala, fala, fala e não deixa ninguém falar? É, sem dúvida muito desagradável. E a maior parte das vezes o assunto gira em torno das suas conquistas, viagens e gostos.

As pessoas carismáticas são o oposto. Falam de si mesmas e de sua vida, porém se interessam mais pelo seu interlocutor, fazendo perguntas de modo equilibrado e sincero.

Por isso, preste atenção à próxima vez que estiver conversando com alguém, seja ele conhecido ou não. Demonstre interesse pelo outro e no que tem a dizer e verá que não é tão difícil se comunicar de forma mais carismática. Afinal de contas, para isso temos dois ouvidos e apenas uma boca, não é mesmo?

Faça gestos

Carisma a habilidade de encantar pessoas

Pessoas carismáticas fazem gestos de modo natural. Já pensou como seria estranho conversar com alguém que está de braços cruzados, com os braços para trás ou todo "travado"? Sim, gesticule tranquilamente enquanto se comunica, mostrando suas mãos e descrevendo o que está dizendo. Aliás, mostrar as mãos passa confiança, uma qualidade destacada nas pessoas carismáticas. 

Cuidado com o que fala

Existe uma frase de um filósofo antigo que diz:

Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Portanto, se queremos nos comunicar de forma carismática, temos de dar atenção ao que falamos, especialmente se estamos diante de alguém pela primeira vez. Por isso evite falar de assuntos polêmicos,  criticar e falar mal de outros ou fazer piadinhas de mal gosto.

Pessoas carismáticas quando estão numa conversa gostam de falar de boas ideias e coisas edificantes e inteligentes.

Dê elogios

Elogios sinceros são outra característica dos que sabem se comunicar de forma carismática. São pessoas que vêem o valor dos que o rodeiam e sabem reconhecer isso, sem sentir inveja ou ciúme. Os elogios sinceros tendem a incentivar os outros a continuar se esforçando a dar o seu melhor no que fazem e isso contribui para um ambiente saudável, coisa que o carismático sabe apreciar.
Qual foi a ultima vez que você elogiou alguém?

Mas, por que se esforçar em desenvolver mais carisma?

Porque o carisma faz parte da vida das pessoas de sucesso, ou seja, aquelas que se saem melhor em um ambiente social, conseguem lidar de modo harmonioso com seus colegas de trabalho e também em seu circulo familiar. Isso deixa a vida mais leve e claro, melhora nossa saúde emocional, mental e física!

Quer aprender mais? Leia também: Canais da comunicação - como saber qual é o seu

Para saber mais, acesse o vídeo abaixo:



Compartilhe esse artigo!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça essas 5 coisas e tenha paz interior

Você está em paz ou em conflito interior? Paz - essa é sem dúvida a palavra que as pessoas no mundo inteiro têm pedido e repetido com muita constância. E embora seja uma palavra tão pequena, tem um significado muito grande.  Sabemos bem que a paz no mundo parece cada vez mais distante de ser conseguida pois isso depende de muitos fatores. Os conflitos que hoje existem são resultado de múltiplas ações por parte de muitos que acabam afetando todas as pessoas como um todo. Mas será que cada um de nós como indivíduos podemos alcançar nossa paz interior?  A resposta é sim. Temos sempre que olhar para dentro de nós mesmos e de modo honesto tentar identificar o que está, por assim dizer, tirando a nossa paz. E após isso temos de estar dispostos a fazer mudanças, se necessário. Então, como está o seu interior: está em paz ou em conflito ? Se estiver em conflito, não desanime! Faça essas 5 coisas e verá como recuperar sua paz. Vamos ver? Vigie seus pensamentos

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr