Pular para o conteúdo principal

Mente Saudável - porque é importante

Como ter uma mente saudável?

Por que é importante a mente saudável

Hoje em dia muito se fala em ter uma alimentação saudável, dietas, jejum intermitente e etc, etc, etc. Sabemos bem o quanto isso é importante e necessário e existe uma grande preocupação com o tipo de comida que se vai comer. Mas, já parou pra pensar no tipo de "comida" você dá pra sua mente todos os dias? 


"Comida pra mente"? Isso mesmo! Nossa mente também se alimenta. E assim como fazemos com nosso corpo, temos que escolher cuidadosamente o alimento, ou seja, a comida dela. Isso vai definir se será saudável ou não. Então, a questão é: O que sua mente anda comendo? Está saudável? Para saber a resposta considere quatro pontos importantes.


Observe os estímulos 

Passe a observar de perto os estímulos que recebe todos os dias. É  claro que você não vai sair comendo  comida estragada, uma fruta podre ou vai tomar uma água duvidosa, vai? Portanto, cuide do que você lê, vê, ouve e fala durante o dia, pois isso vai influenciar seus pensamentos também. Por exemplo,  você gosta de ver aquelas notícias carregadas de tragedias e crimes? Por certo vai ficar pensando nisso. Uma pessoa saudável tampouco comeria coisas que ela sabe que não são saudáveis, como por exemplo as guloseimas, doces, e etc. Então uma dica: para ter a mente  saudável é importante também evitar nos entupir com programas recheados de fofocas, novelas e entretenimentos que não contém nenhum "valor nutricional". Já pensou em quanta comida ruim nossa mente já "comeu", hein?

Bloqueie hábitos ruins

Ao levantar pela manhã, resista à tentação de logo ver as primeiras noticias do dia ou  ver as redes sociais. Faça um rápido planejamento das tarefas, ouça uma música que você goste, brinque com seu bichinho de estimação...qualquer coisa prazerosa que vai estimular pensamentos produtivos. 


Redirecione sua mente

Já dirigiu um carro desalinhado? Para mantê -lo firme é preciso segurar o volante com bastante força e redireciona-lo em linha reta. Nossa mente também é assim; fica "puxando" naturalmente pro outro lado, o lado ruim e negativo das coisas. Portanto, não deixe seus pensamentos vagueando por aí sem controle. Force-o a voltar pra linha reta, ou seja, para as coisas boas e positivas da vida. 


Exercite o cérebro 

E finalmente aprenda a exercitar seu cérebro pensando em boas ideias, lendo matérias motivacionais, focando no lado positivo das coisas e também das pessoas à sua volta.  Assim, logo isso se tornará um hábito e será exercido sem muito esforço. 

E qual será o resultado de uma mente saudável?


Você sempre terá ideias interessantes para compartilhar com seus amigos, terá paz mental e evitará desenvolver os dois maiores vilões da saúde da mente: a depressão e a ansiedade!


Por que é importante ter a mente saudável

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário e compartilhe 
com seus amigos!



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre-se da autossabotagem e conquiste seus objetivos

Autossabotagem: o que é e como se livrar dela Já ouviu o termo autossabotagem? Esse termo pode ser entendido como sabotar, ou seja, enganar a si mesmo. São obstáculos ou empecilhos que nós mesmos criamos e que nos impedem de alcançar nossos objetivos . Mas, por que e de que modo alguém enganaria a si próprio? Todos nós em algum momento da vida já fizemos isso, ou estamos fazendo atualmente de modo consciente ou inconsciente. Isso porque o nosso cérebro quer nos proteger dos "perigos", por assim dizer, dos desafios que nos cercam e tenta nos acalmar com frases e afirmações mentais que, na realidade, acabam por nos bloquear e impedir de desenvolver. Como já vimos em outro artigo, talvez tenhamos ouvido algo no passado que ficou gravado em nosso inconsciente e nem nos damos conta que isso impede nosso crescimento. Vejamos alguns exemplos. Procrastinação  Já se deparou com uma pia cheia de louça para lavar em um dia de chuva e pensou: " Ah, eu

Canais da Comunicação - como saber qual é o seu?

Você é visual, auditivo ou cinestésico? "Comunicar-se bem é uma arte!", disse certo escritor. De fato, a boa comunicação é vital em todas as relações humanas, sejam elas familiares ou profissionais. Ao nos comunicamos e interagirmos com o mundo ao nosso redor usamos os nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. São também usados no aprendizado. Segundo a pnl, ou, programação neurolinguística, são três os principais c anais da comunicação: o visual, auditivo e cinestésico.  Quando conhecemos as principais características de cada um desses canais, conseguimos nos sair melhor na comunicação  no nosso dia a dia. Todos nós temos um pouco de cada um. Mas, o fato é que um desses canais sempre se destaca dos demais. Mas como saber qual é o meu canal de comunicação? Vejamos. Visual Os que são mais visuais geralmente são pessoas mais agitadas, que falam alto e gesticulam muito. Olham sempre para cima buscando imagens na memória. No aprendizado, pr

Como proteger sua mente e seu emocional em tempos de pandemia

 Se alguém lhe perguntasse como está sua saúde atualmente como responderia? Talvez diria: "Está bem, estou mantendo distanciamento social, só saio por necessidade, uso máscara e lavo bem as mãos." Se essa fosse sua resposta, parabéns! Realmente, todos esses passos são extremamente necessários em tempos de pandemia.  Mas, se alguém dissesse: "Como está sua saúde emocional, como responderia?  Nossa saúde emocional e mental são tão importantes quarto nossa saúde física. Por quê? Porque o modo como pensamos e sentimos afeta todo nosso corpo. Se fixarmos os pensamentos em coisas ruins, negativas ou pessimistas, nosso corpo responderá com hormônios que em excesso poderão prejudicar em vez de ajudar.  Como já vimos em outro artigo, precisamos dar alguns passos para evitar pensamentos negativos. Porém isso só não basta. Nesses tempos difíceis que todos estamos enfrentando, é vital protegermos o lado mental e emocional. Como podemos fazer isso? Alguns passos são essenciais. Quais